O Rio Juqueri, que corta o distrito de Jordanésia, apareceu rosa nessa quinta-feira (02) por conta do descarte irregular de resíduos. As autoridades de Cajamar foram notificadas e o crime agora é investigado pela polícia, defesa civil e autoridades sanitárias da prefeitura.

As autoridades competentes identificaram que se trata de um vazamento da empresa Elvin Lubrificantes, que pertence ao município de Franco da Rocha. Não há informações sobre a composição dos produtos descartados na água.

O abastecimento de água em Jordanésia teve de ser interrompido temporariamente por conta do evento, uma vez que a água coletada do rio é tratada na estação dos Cristais.

A prefeitura de Cajamar emitiu uma nota oficial sobre o caso:

A Prefeitura de Cajamar vem a público esclarecer o fato que aconteceu na tarde desta quinta-feira (02) referente ao descarte irregular de produtos químicos que ocorreu no Rio Juqueri. Cabe ressaltar que, ao tomar conhecimento, a equipe de fiscalização da Prefeitura se deslocou imediatamente ao local para averiguar a situação, e foi identificado que se trata de um vazamento da empresa Elvin Lubrificantes, que pertence ao município de Franco da Rocha.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, juntamente com a Guarda Municipal Ambiental, Polícia Civil e órgãos competentes, entrou em contato com a Prefeitura de Franco da Rocha para tomarem as medidas cabíveis e acompanhou a vistoria na empresa para verificar as providências que serão tomadas e certificar que os causadores do dano sejam devidamente punidos, por praticar crime ambiental.

CRIME AMBIENTAL

O descarte irregular de resíduos nos rios é caracterizado como crime ambiental. A empresa que cometer essa infração será notificada e os responsáveis serão punidos. As vistorias, são realizadas frequentemente pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de impedir que essas práticas irregulares aconteçam.

A regularização é fundamental para a saúde pública e o meio ambiente.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.