Desde que assumiu a administração do município de Cajamar, o atual prefeito Danilo Joan (PSD) investiu fortemente na Educação Pública da cidade, onde no primeiro momento conseguiu, pela primeira vez na história, entregar os kits de uniformes escolares para todos os alunos que estudam nas 33 escolas da cidade.

Durante as férias escolares, o prefeito iniciou um período de reformas nas escolas municipais, para padroniza-lás de acordo com o programa desenvolvido pela atual administração, que tem como objetivo criar uma identidade para a Rede Municipal de Ensino de Cajamar. Dentre as principais iniciativas deste programa, o “Projeto Identidade Cajamar” desenvolveu um novo visual para as Unidades Escolares, as quais já estão passando por manutenção e ampliação, e chamam a atenção por seu estilo inovador, denominado “Colégio do Futuro”.

Além das melhorias promovidas nas unidades, vale destacar que essa nova proposta contempla também a entrega inédita de mais de 14 mil uniformes escolares, mochilas, kits de material escolar; programa de incentivo à leitura (Bebeteca para Educação Infantil e Como nasce um livro, para o Ensino Fundamental); elaboração do Sistema Cajamar de Ensino com material apostilado próprio da Rede; reelaboração da proposta curricular articulada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC-MEC); e a convocação, por meio de concurso público, de mais de 100 profissionais da área da Educação, dentre eles, professores, diretores, secretário de escola, auxiliar de secretaria e cuidadores.

Novas escolas padrão “Colégio do Futuro”

No final de 2019, duas novas escolas foram inauguradas no bairro Portal dos Ipês III, no Polvilho, abrindo mais de 600 vagas de creche. O modelo educacional “Colégio do Futuro” tem como diferencial as aulas de inglês, balé e judô, ateliê Reggio Emilia, espaço montessoriano, minhocário, ranicultura, terrário, robótica educacional, ateliê Mondrian e tenda Mãozinha na Massa. Outra novidade nessas novas unidades é o atendimento para crianças menores de um ano, que começou a ser oferecido pela primeira vez.

Novo mobiliário

Nos últimos dias, já como parte de preparação para o início do ano letivo, cerca de 23 escolas receberam novos mobiliários escolares incluindo armários, cadeiras, carteiras, mesas e bancos, para substituir os que estavam deteriorados e para complementar algumas unidades que foram ampliadas, de acordo com as necessidades apontadas em cada unidade.

Reforma das Escolas

Durante o recesso escolar 14 unidades da Rede Municipal de ensino foram revitalizadas e receberam o serviço de manutenção completo, contemplando a pintura de toda a área externa para iniciar o ano letivo com um novo visual. O “Projeto Identidade Cajamar” será adaptado nas outras unidades ao longo do ano. Todos os alunos das 33 escolas receberão os kits de materiais escolares já no início das aulas juntamente com as apostilas que compõe o Sistema Cajamar de Ensino.

Novos ônibus

O ano letivo da Rede Municipal de Educação terá início na próxima semana, dia 05 de fevereiro, e junto com o início das aulas, começarão a circular os ônibus escolares que são utilizados diariamente por diversas crianças, desde os primeiros anos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

O prefeito anunciou que 15 ônibus mais antigos serão substituídos por veículos novos. Após o início das aulas e a confirmação do número de alunos que utilizarão o transporte em cada escola, haverá o aumento da frota nos locais em que for identificada a necessidade.

Sistema Cajamar de Ensino

A Prefeitura de Cajamar iniciará um cronograma de entrega das apostilas que fazem parte do novo material didático que será oferecido a cerca de 14 mil alunos da rede municipal de ensino. As entregas acontecerão nas 33 escolas municipais de acordo com cronograma que será pré-definido junto a direção de cada unidade.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.