Durante as noites de frio intenso, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e a instituição Hacali, realizaram o atendimento à população em situação de rua na cidade. Somente na noite desta segunda-feira (5), foram realizadas 12 abordagens, onde foi oferecido acolhimento na Casa de Passagem Hácali. 

“Os trabalhos foram feitos em Jordanésia, na praça da Igreja Católica e Boiódromo, onde seguiram para o Polvilho. Fizemos diversas abordagens e foi ofertado acolhimento para a casa de Instituição Hácali, mas infelizmente apenas uma pessoa aceitou e foi acolhido”, disse o Secretário de Desenvolvimento Social, Niedson Silva de Souza Filho. 

O objetivo das abordagens é oferecer os serviços da Casa de Passagem, que aumentou provisoriamente o número de acolhidos. No local, são oferecidos alimentação, higienização e pernoite. As pessoas que não desejam o acolhimento receberam cobertores para se protegeram do frio intenso.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social do município está oferecendo esses acolhimentos semanalmente durante o dia e, a cada 15 ou 20 dias no período noturno, em diversos pontos da cidade. A maior resistência na aceitação do acolhimento é decorrente à dependência química e/ou de álcool dessas pessoas em situações de rua.

A população poderá ajudar a mapear pessoas em situação de rua, enviando um e-mail para creas@cajamar.sp.gov.br. É importante que a mensagem contenha endereço com ponto de referência, se a pessoa está fixada no local ou em movimento.

Sobre o Desenvolvimento Social de Cajamar

O objetivo dos serviços de assistência social é a prevenção de situações de risco e o fortalecimento de vínculos familiares. Além da Proteção Social Especial, que é o atendimento às pessoas que já se encontram em situações de risco e/ou tiveram seus direitos violados. 

A Assistência Social é uma política pública, um direito de todo cidadão que dela necessitar, sem contribuição prévia.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.