O prazo para regularizar situação foi até maio (Foto: Reprodução)

A cidade de Cajamar vai eleger um novo prefeito neste domingo (17). As eleições suplementares são realizadas após a Justiça cassar o mandato da prefeita Paula Ribas (PSB) e da vice, Dalete Oliveira (PCdoB).

Sete candidatos disputam o pleito: Alexandre Lima (PATRI), Danilo Joan (PSD), Eurico Missé (DEM), Francisco Thainan (PSOL), Messias (PSDB), Vaguinho (PSL) e Shima Gás (PSC). A nova eleição municipal será realizada porque a prefeita reeleita em 2016, Paula Ribas, e sua vice Dalete, cometeram abuso de poder político e econômico.

- publicidade -  

A campanha começou no dia 16 de fevereiro e vai até sábado (16). Os candidatos podem realizar comícios, carreatas, distribuir material gráfico e fazer propaganda na internet.

Tudo que o eleitor precisa saber para estar preparado no dia da votação

Horário de votação
A votação começa às 8h da manhã do domingo (17) e termina às 17h. É importante que o eleitor compareça com antecedência para evitar filas nas seções eleitorais.

Locais de votação
Devido às condições físicas de alguns locais de votação e ao rezoneamento realizado pela Justiça Eleitoral, alguns eleitores tiveram seus locais de votação alterados. Para conferir os locais, o eleitor pode acessar o site do Tribunal, na aba Título e Local de Votação. 

Cola
É importante que o eleitor leve uma cola no dia da votação, contendo o número do candidato a Prefeito.

E-Título
Esse aplicativo é uma via digital do título de eleitor e dispensa a apresentação do documento em papel.  Para os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação na hora de votar. Caso o eleitor não tenha cadastramento biométrico, é preciso levar um documento oficial com foto.

Segurança da urna
Em tempos de Fake News contra a Justiça Eleitoral, é importante reforçar a segurança da urna eletrônica. 
A urna possui mais de 30 barreiras de segurança. O TSE realiza periodicamente testes públicos para reafirmar a segurança do processo eletrônico de votação. É importante lembrar que a urna não tem nenhuma conexão com a internet, o que torna impossível qualquer fraude por acesso remoto. A urna eletrônica é utilizada há 22 anos, sem nenhuma fraude comprovada. 

Voto branco e nulo
É importante ressaltar que os votos brancos e nulos não têm o poder de anular uma eleição. Ambos os votos, nulo e branco, não são votos válidos. O único reflexo que esses votos podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os votos válidos serão computados. Dessa forma, o candidato que obteve o maior número de votos válidos será o vencedor.

Divulgação dos Resultados
A divulgação estadual dos resultados acontecerá assim que o TRE receber os primeiros dados dos cartórios.

Conheça os candidatos:

Alexandre Lima
O candidato, que disputará as eleições pela primeira vez, foi eleito vereador suplente na atual legislatura com 645 votos e fez o registro da candidatura nesta sexta-feira (15). Alexandre Lima é empresário e concorre o pleito pelo Partido Patriota (PATRI).
A candidata a vice-prefeita é Daniela Caruso do partido Avante.

Danilo Joan
O registro da candidatura de Danilo Joan do Partido Social Democrático (PSD) foi feito na terça-feira (12). O candidato a vice-prefeito é o empresário Moacyr ‘Só Galpão’. Danilo Joan também é empresário.
Esta é a segunda vez que ele disputa uma eleição, ficou em segundo colocado nas eleições de 2016 com 32.52%, um total de 13,904 votos.

Eurico Missé
O candidato do Partido Democratas (DEM) para a Prefeitura de Cajamar, Eurico Missé, registrou a candidatura nesta quinta-feira (14). Ele é vereador pela segunda vez, foi Presidente da Câmara Municipal, assumiu a Prefeitura duas vezes e agora concorre ao executivo.
O candidato a vice-prefeito é o vereador Edinho Domingues (PSB).

Francisco Thainan
O candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) registrou a candidatura a prefeito nesta sexta-feira (15). O vice-prefeito é Alex Sandro (PSOL). Ele é estudante de economia na PUC e fez intercâmbio em Portugal.
Francisco vai disputar as eleições para prefeito pela primeira vez.


Messias Cândido
A candidatura de Messias Cândido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi registrada nesta sexta-feira. O candidato a vice-prefeito é José Henrique.
Messias já foi prefeito e vice-prefeito de Cajamar.

Yoshimi Kawamoto (Shima Gás)
Candidato à prefeito, Shima Gás (como é conhecido) registrou sua candidatura pelo Partido Social Cristão (PSC) na última sexta-feira. O candidato vice será José Ribamar (PHS). Shima é empresário e concorre a Prefeitura pela primeira vez. Ele já se candidatou para o cargo de vereador mas não conseguiu se eleger.

Wagner de Oliveira (Vaguinho Cajamar)
O candidato do Partido Social Liberal (PSL) para a Prefeitura de Cajamar, Vaguinho Cajamar, registrou a candidatura nesta sexta-feira (15). O candidato a vice-prefeito é Paulo Nascimento (PSL).


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.

- publicidade -