Vereador, Saulo Rodrigues assume a prefeitura em janeiro; ele já governou o município por dois meses em 2015 (Betiane Silva/Agência Mural/Folhapress)

O vereador Saulo Anderson Rodrigues (PSD) assume no próximo dia 1º, terça-feira, o comando da prefeitura de Cajamar. O parlamentar foi eleito presidente da Câmara e terá que assumir a prefeitura a partir do primeiro dia de janeiro de 2019.

Saulo substituirá Eurico Missé (DEM), atual prefeito interino, e que voltará para o legislativo em 2019. Será a segunda vez que Saulo governa o município de forma interina. Em 2015, passou dois meses no comando da prefeitura.

Em seis anos, a cidade de Cajamar trocou de prefeito 13 vezes devido a cassação dos prefeitos eleitos. Um recorde nacional.

A troca de prefeitos começou na reeleição de Daniel Fonseca (PSDB) em 2012, quando a chapa foi cassada pelo uso de jornais, a favor de Fonseca, de forma irregular durante a campanha eleitoral.

O tucano recorreu e começou a primeira série de trocas entre ele e os presidentes da Câmara Municipal. Cinco vereadores se revezaram no posto. 

A situação foi concluída perto do final do mandato, em novembro de 2015, quando Paula Ribas (PSB), segunda colocada na eleição de 2012, assumiu definitivamente a gestão.

Ribas foi reeleita em 2016, quando começou novo impasse. Ela também foi cassada, por abuso do poder político. A justiça entendeu que obras foram realizadas no período eleitoral para beneficiar a candidata. A vice Dalete de Oliveira (PCdoB) chegou a assumir, mas também deixou o poder após decisão judicial.

Assim, assumiu Eurico Missé (DEM) e agora Saulo. Uma nova eleição será realizada na cidade. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) recebeu ofício para organizar a votação, mas ainda não há data prevista para a disputa.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.