O Dia D, considerado a data mais importante da campanha, de mobilização nacional, está marcado para o sábado 12 de maio;
A Diretoria de Saúde de Cajamar inicia a Campanha de vacinação contra a gripe no próximo dia 23 na rede municipal. A gripe é uma doença grave, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar os sintomas mais comuns, como, febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, ela está por trás de complicações como a pneumonia e o infarto.

Assim como no ano anterior, os grupos que deverão ser vacinados nas unidades de saúde da rede pública são as pessoas consideradas vulneráveis aos efeitos da gripe ou que estão em contato diário com possíveis infectados, o que aumenta o risco de transmissão.

São eles: Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, indígenas, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide, indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter.

Vacina

Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe que serão incluídos no imunizante mudam. Isso porque os diferentes causadores dessa infecção circulam pelo mundo e sofrem mutações com frequência. Quem define a composição da vacina é a própria OMS, que reúne e analisa as informações enviadas por centros de vigilância de todos os países.

Em 2018, os tipos de vírus incluídos na campanha são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Unidades de Saúde em Cajamar – Vacinação

UBS. Leontina Martins Franca (Parque São Roberto)
UBS. Polvilho
UBS. Jordanésia
USF. Cajamar Centro
Lago Azul – Posto Volante, somente no dia 12 de Maio.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.