Você sabe o que é depressão? A depressão é uma doença que vem atingindo muitos brasileiros, e a busca de tratamento geralmente é tardia. Alguns dos sintomas são: tristeza, alterações do sono e no apetite (pode aumentar ou diminuir), diminuir o desejo sexual, sentimento de inutilidade e desvalia, falta de concentração e motivação, pensamentos negativos, dores no corpo, perda de interesse em atividades que antes lhe era prazerosa, irritabilidade, entre outros. A persistência desses sintomas por mais de 2 semanas, pode ser um sinal de alerta, e nesse momento deve-se procurar um profissional da saúde para um diagnóstico. Pode ser o clínico, um psicólogo ou um psiquiatra.

É claro que tristeza é normal, todo mundo fica triste as vezes, nem sempre nossos planos saí como imaginamos e isso causa frustração, e consequentemente um humor depressivo, mas até aí tudo bem, o que temos que nos atentar é na demora dessa tristeza dentro de nós. Os motivos da depressão normalmente são emocionais, muitas vezes somos expostos a situações que tira o nosso chão, ou até mesmo lidamos no nosso dia-a-dia com pessoas que nos coloca pra baixo e faz a nossa autoestima rolar morro abaixo. As perdas também podem nos causar muitas dores, e com o acúmulo de angustias, chega um momento que desequilibramos e quando menos percebemos estamos depressivos.

Para se prevenir e tratar a depressão é necessário o autoconhecimento, em especial saber discernir o que está sentindo, admitir todos os sentimentos e tentar eliminar o mais rápido possível. A psicoterapia e o tratamento medicamentoso, associado a atividades física e prazerosas, pode resultar em melhora do quadro.

Pois quando acumulamos magoas, o nosso corpo sobre a consequência e quando você elimina essas magoas, o seu corpo agradece. Enfim, não acumule tristezas, mas sim alegrias, busque fazer atividades que te faça se sentir bem, alimente seu corpo e sua alma com coisas saudáveis, não se entregue, faça um esforço e dê a você mesmo tudo o que há de melhor, pois você merece!!!

Por Fatma Bàtista.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.