Foi realizada na última sexta-feira (27) na Câmara Municipal de Cajamar, a primeira Conferência Municipal de Educação. O evento, destinado ao diálogo, debate e encaminhamentos para a garantia do direito à educação, contou com a presença do Vereador Saulo, da Diretora de educação Jussara Possebon, da Presidente do Fórum da Educação de Cajamar Fernanda Barbosa de Morais, do Presidente da União dos Conselhos Nacionais de Educação, Eduardo Cesar da Silva, de profissionais da área de educação e população em geral.

“Em nome da Prefeitura de Cajamar, quero agradecer a todos e dizer orgulhosamente que pela primeira vez, nosso município, preocupado com a educação da cidade, realiza a Primeira Conferência Municipal de Educação. Espaço de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional. Aqui a população, juntamente com os profissionais irão discutir, propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas no âmbito do sistema educacional, valorizando a educação e proporcionando um futuro melhor à todos” – informou Jussara Possebon, Diretora de Educação.

O professor Eduardo Cezar da Silva, presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, iniciou sua palestra com a temática.

“A Consolidação do Sistema Nacional de Educação“, ressaltando a importância da instituição do Fórum que permite a ampliação e o envolvimento da comunidade local nas discussões sobre educação, no acompanhamento das ações e das proposições de políticas educacionais. “Além disso, os Fóruns são instâncias fundamentais para materializar o princípio constitucional da gestão democrática”.

“A participação de todos deve fortalecer os vínculos, dar suporte e apoio aos representantes, aos órgãos e entidades, mobilizando o compromisso com expressões de ideias e propostas, atendendo assim o anseio de todos” – informou Fernanda Barbosa de Morais, Presidente do Fórum da Educação de Cajamar.

No sábado (28), iniciou-se os trabalhos com estudos e discussões sobre os eixos do Documento Referência do CONAE (Conferência Nacional de Educação), onde à partir de debates, proposições e votações, Cajamar definiu emendas e elegeu delegados que contribuirão para a etapa da CONAE Estadual.

Durante o evento foram realizadas apresentações culturais com a participação dos alunos das EMEB Veneranda de Freitas Pinto e Victor Henrique Costa Possebon. Os alunos abrilhantaram o evento demonstrando um trabalho com muito carinho e dedicação.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.