- publicidade -  

O Instituto Natura, por meio do projeto RAE (Rede de Apoio à Educação) apoiou encontro formativo sobre financiamento e compras na educação que aconteceu em Cajamar no dia 22. O evento, promovido pela Diretoria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação, é voltado para conselheiros e membros dos conselhos do município e para profissionais da educação.

A formação, conduzida pelo especialista Carlos Sanches, ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação e ex-secretário municipal de educação, teve o objetivo de apresentar a estrutura de Financiamento e o funcionamento das Compras na Educação para os conselhos municipais de educação e a sociedade civil em geral.

- publicidade -  

“Apresentamos áreas estratégicas da pasta de educação para atores essenciais na promoção de uma gestão pública democrática, eficiente e ética”, explica a gerente de projetos do Instituto Natura, Márcia Ferri.

Para a diretora municipal de educação de Cajamar, Jussara Maria S. C. Possebon, esse tipo de encontro fortalece os conselhos municipais e colabora para que eles possam exercer seu papel dentro da gestão pública. Já a presidente do Conselho Municipal de Educação, Samara Paola Ricci, acredita que o encontro foi uma oportunidade para a disseminação de informações e formação dos conselheiros sobre o funcionamento da gestão pública municipal, em especial sobre o orçamento municipal, contribuindo para qualificar o debate pela sociedade civil.

“O encontro foi importante para que a comunidade escolar pudesse entender melhor quais demandas podem ser atendidas pelas prefeituras e quais não podem, além de entender melhor o processo”, conta a diretora da EMEB Fernando Pupo, Joyce Mateus.

Para a representante da Associação de Pais e Mestres, funcionária da EMEB Rosa Helena e integrante do Movimento Inova Cajamar, Sueli Silva, essas formações são importantes para suprir as escolas com informações necessárias para que elas lidem com desafios do cotidiano, especialmente os orçamentários, entendendo melhor o que se pode ou não fazer com os recursos à disposição.

Estavam presentes representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Fórum Municipal de Educação de Cajamar, Movimento Inova Cajamar, familiares dos alunos integrantes dos Conselhos Escolares e das Associações de Pais e Mestres e Diretoras das escolas. “Tivemos ótima representatividade, com cerca de 70 representantes e cidadãos interessados em aprender mais e debater sobre a gestão da educação”, afirma a secretária do Conselho Municipal de Educação, Lenenira Maria dos Santos.

Outros dois encontros formativos voltados para os Conselhos Municipais ainda estão previstos para 2017.

O Instituto Natura (iN)www.institutonatura.org.br – é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos e consultoras Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.