- publicidade -  

Uma vez por semana a UBS de Jordanésia recebe pacientes para a realização de exames de espirometria, cujo resultado auxilia o médico na direção do tratamento.

Antes de iniciar o teste a fisioterapeuta Everaldina de Oliveira Mendes, alimenta o aparelho com os dados pessoais do paciente e o orienta sobre o procedimento. “O ar deve ser inspirado e retido por alguns instantes para ser expirado no bocal do espirômetro (individual e descartável). A relação entre o ar forçado e o volume expirado fornece o resultado do exame, que analisa os volumes e capacidades pulmonares, ou seja, quanto comporta e quanto exala”, explicou a profissional.

- publicidade -  

Os dados obtidos no espirômetro são enviados a um programa de computador que emite um gráfico para que a pneumologista da Unidade Dra. Paula Catarina Caruso possa fazer o laudo.

A coordenadora da UBS, Hilda Motta, explica que os exames são feitos somente com encaminhamento médico e agendamento prévio. “Caso o médico indique a utilização de broncodilatador para a realização do exame, o medicamento é fornecido pela própria Unidade. O resultado fica disponível em aproximadamente 10 dias”, informou.

A espirometria é indicada antes de cirurgias torácicas, abdominais de média e longa duração, cabeça e pescoço, pulmonares, cardíacas, bariátricas e para verificar as restrições obstrutivas crônicas entre elas: asma, enfisema, bronquiectasia, entre outras.

A Unidade mantém equipe de fisioterapia para indicações de neurologia, cardiologia, ortopedia e pneumologia.

Serviço:

Exames de Espirometria
UBS de Jordanésia
Às quartas-feiras a partir das 13h
Somente com encaminhamento médico e agendamento prévio


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.