- publicidade -  

Uma das características do inverno é a baixa umidade do ar. As temperaturas amenas associadas à falta de precipitações fazem com que as plantas se tornem ainda mais secas. Nesta condição, muitas pessoas têm se utilizado da queimada para a limpeza dos quintais. A atitude é corriqueira, na região de Cajamar, e afeta moradores das imediações, com fumaça e fuligem, o que pode ser prejudicial à saúde. Alguns casos, de maiores proporções, chegam a ser atendidos pelo 5º GB (Grupamento de Bombeiros de Cajamar).

Recolher as folhas e o mato capinado é a melhor alternativa para retirar o lixo acumulado dos quintais. A apelação pelo fogo não deve partir para o que é considerado mais fácil neste processo de limpeza. A prioridade deve ser o bem-estar e qualidade de vida dos moradores. A fumaça é fator para o desencadeamento de doenças respiratórias que oneram o serviço público de saúde. Entre as mais comuns estão rinite, sinusite, asma, bronquite, além de alergias e inflamações na garganta e brônquios.

- publicidade -  

Constantemente as corporações atendem ocorrências envolvendo queimadas na zona urbana, o que demandam custos. Nas estradas e rodovias, do mesmo modo, o cenário é parecido. Focos de incêndio são registrados e as causadoras são, em grande parte, as bitucas de cigarro jogadas em suas margens. O fogo nestes locais, além de provocar fumaça que interfere na visão dos motoristas, deixando-os susceptíveis a acidentes, coloca a vida de dezenas de espécies de animais em risco.

Estabelecer campanhas que busquem sensibilizar a população é essencial para garantir a segurança. Da mesma forma, é necessário penalizar os que insistem na prática. Desde a mais tenra idade, é fundamental trabalhar os assuntos, para que, cada dia mais, haja cidadãos conscientes dos malefícios da queimada, tanto ao ser humano quanto ao meio ambiente.

A Polícia Ambiental e outros órgãos ambientais competentes podem ser acionados, em muitos casos, para que seja registrado um boletim de ocorrência, e desta forma, lidemos cada vez menos com as conseqüências deste crime. Cuidar da vida é dever de todos.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.