O plano estabelece diretrizes para orientar no desenvolvimento urbano regional em ação conjunta com o Estado e Municípios

Do Portal Diário Cajamarense redacao@diariocajamarense.net

Com o objetivo de planejar a região metropolitana de São Paulo, foi realizada na noite da última terça-feira, 31, no plenário da câmara de vereadores de Cajamar, a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Região Metropolitana de São Paulo. O evento foi realizado em conjunto com a EMPLASA, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano de São Paulo.

A audiência contou com a presença de autoridades municipais e regionais como a Prefeita de Cajamar, Paula Ribas; Prefeito de Franco da Rocha, Francisco Daniel Celeguin (Kiko); Sra. Isis Bueno, representando o Prefeito de Mairiporã; Bonfilio Alves, representando o Prefeito de Caieiras; Jaderson Spina, representando o Prefeito de Santana de Parnaíba; Álvaro de Mello, representante do PDUI de Cajamar e Maria Lúcia Figueiredo, coordenadora da Emplasa.

Os Vereadores de Cajamar também prestigiaram a audiência que também contou com a presença dos diretores da Prefeitura.

“O PDUI é uma ferramenta excepcional para tratarmos dos problemas reais da cidade, ou seja, aquela em que trabalhamos, estudamos, consumimos, que quase sempre extrapola os limites do município onde moramos. Também chama a atenção da obrigatoriedade da adequação do Plano Diretor Municipal às diretrizes estabelecidas no PDUI. Grandes temas poderão ser abordados nos diálogos, sendo o que me chama mais atenção tudo que envolve o NASP, novo aeroporto de São Paulo, entre Cajamar e Caieiras. Um grande projeto do ponto de vista econômico e social, mas com necessária atenção às questões ambientais” – Ressaltou Marcel Souza, morador de Cajamar.

Alguns desafios da região metropolitana

Atualmente 3 milhões de pessoas vivem em desigualdade social na região metropolitana e mais de 2 milhões de pessoas de deslocam na Grande São Paulo diariamente por conta dos locais de estudo e trabalho, somente dois exemplos dos problemas enfrentados na maior região metropolitana da América Latina e o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), busca encontrar meios para a melhoria da qualidade de vida dos Municípios.

SOBRE

O PDUI é um instrumento de planejamento estabelecido pelo Estatuto da Metrópole, Lei Federal nº 13.089/2015, que estabelece diretrizes para orientar o Desenvolvimento Urbano e Regional e a base de atuação conjunta entre Estado e Municípios das Regiões Metropolitanas.

Em cada localidade serão realizadas reuniões, a fim de formar um conselho regional com a participação da comunidade, técnicos e autoridades para aprovações de projetos de leis que serão analisados junto ao Estado.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.