A Prefeitura de Itupeva está com diversas obras em andamento. O intuito é levar saúde, esporte, educação, esporte e desenvolvimento aos Itupevenses.

Do Portal Diário Cajamarenseredacao@diariocajamarense.net

Recentemente, uma creche na região central foi inaugurada e a expectativa é de que as 17 obras em andamento levem melhorias à população.

“Assumimos um compromisso de desenvolver a cidade e cuidar das pessoas. Temos feito isso todos os dias, fizemos um grande investimento em todos os setores, como na Educação, que é uma prioridade; entregamos 3 novas creches e mais que dobramos o número de vagas, implantamos duas escolas de período integral; nossa grade escolar municipal é uma das melhores do país, com cinco disciplinas inéditas que incluímos (filosofia, capoeira, música, inglês e robótica); a merenda escolar também se tornou um marco, todos os alunos almoçam na escola, com alimentação de qualidade, que nós municipalizamos; há ônibus exclusivos com monitores para todos os alunos, inclusive do ensino estadual”, conta o Prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon.

O prefeito ainda diz que houve diversos investimentos na área da saúde. “Fizemos da saúde também uma prioridade, entregamos o Pronto Socorro Infantil, que já é uma referência na região; ampliamos e reformamos unidades de saúde; inauguramos o Centro de Especialidades; trouxemos mais de 90 profissionais da área e, mais recentemente, mais de 30 especialistas; e em breve vamos inaugurar o Centro de Diagnóstico e Imagem. Nosso objetivo foi, desde o início, melhorar a qualidade de vida da população e isso estamos realizando”.

Nesse ano, já foram entregues uniformes e materiais escolares para os alunos da rede pública, o terreno para a APAE, além de diversas inaugurações, entre elas Alameda Flamboyant, academias ao ar livre, UBS Guacuri, Biblioteca Comunitária Guacuri, revitalização da quadra do Guacuri, revitalização do Quadra do Sabó e início das obras que vão levar água para o Cafezal.

Ainda há, no momento, outras obras em andamento pela cidade:

– Minha Casa, Minha Vida: Esse é o maior plano de habitações na história de Itupeva, que vai beneficiar mil famílias e diminuir o déficit de moradias próprias da cidade que, segundo levantamento, ultrapassa 9 mil famílias. O cadastramento, realizado pela secretaria de Desenvolvimento Social, contou com mais de 5.200 inscritos e a seleção foi feita pela Caixa Econômica Federal, seguindo critérios sociais do Minha Casa, Minha Vida estabelecidos pelo governo Federal. Os primeiros 200 selecionados pelo maior programa habitacional da cidade já receberam os contratos e, em breve, serão convocados os próximos.

– Mini Ginásio Hortênsias: O Parque das Hortênsias está ganhando um ginásio de esportes. A obra, que amplia e revitaliza a quadra do bairro, inclui também a construção de arquibancada para cerca de 200 pessoas, vestiários, sanitários e depósito, em local com fechamento lateral, coberto e com iluminação. As obras estão adiantadas, as estruturas para cobertura do ginásio já foram instaladas a inauguração será em breve.

– Centro de Diagnóstico e Traumatologia: Vai contar com mamógrafo digital, Raio-X digital, ultrassonografia digital, ecocardiograma, além de outros equipamentos modernos que vão revolucionar o acesso a exames na cidade.

– 2ª Fase da Av. Emílio Checchinato: Uma das maiores avenidas da cidade está sendo completamente modernizada pela Prefeitura, recebendo sistema de drenagem, nova pavimentação, novas calçadas, iluminação e a primeira ciclofaixa da história da cidade. A segunda fase, que segue do Parque da Cidade até a Vila São João, está quase pronta para ser inaugurada.

– Recapeamento da Rua Prefeito José Carlos: A via está sendo totalmente recapeada pela Prefeitura, mais uma ação do plano de pavimentação da cidade, que já beneficiou bairros como Rio das Pedras e Parque das Hortênsias, Avenida Brasil e muitas outras ruas.

– Ciclofaixa e reforma da Nelson Gulla: A Avenida já foi alargada e vai receber uma ciclovia que, ligada à ciclofaixa da av. Emílio Checchinato, vai proporcionar uma opção de transporte inédita e inovadora para os ciclistas da cidade, seja para se locomover entre os bairros ou mesmo para encontrar momentos de lazer em uma via segura e totalmente dedicada aos ciclistas. A Prefeitura também construiu uma rotatória para garantir segurança no acesso ao bairro Vale das Pedras.

– Pavimentação na Rua da Alegria: A Sabesp já iniciou a implantação da rede de esgoto na via e, em seguida, a Prefeitura inicia a pavimentação.

– Reforma do Campão: A Prefeitura está fazendo uma reforma completa no Centro de Lazer do Trabalhador, realizando revitalização do gramado, pintura das arquibancadas, entre outras ações.

– Revitalização da Entrada da cidade (Paisagismo): A Prefeitura está realizando uma grande obra de paisagismo no principal acesso à cidade, com o plantio de árvores no canteiro central da rodovia Vice-prefeito Hermenegildo Tonoli.

– UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24h: As obras já iniciaram. A unidade vai prestar atendimento de urgência e emergência no Centro da cidade com estrutura completa e ajudar a desafogar o hospital municipal. É mais uma grande obra para melhorar a Saúde do município.

– Segurança: Itupeva já recebeu uma Base Móvel Comunitária e, em breve, recebera uma segunda unidade operacional. A primeira fase da implantação do Plano de Segurança, com câmeras em todos os acessos da cidade e em pontos estratégicos do município e Central de Monitoramento da Guarda, já está sendo finalizada. Itupeva também recebeu 16 novos efetivos da GCM.

– Parque Linear Santa Fé: Vai beneficiar não só o Santa Fé, como todos os outros bairros da região, oferecendo opções de lazer em um espaço bem iluminado, com ciclovia e muito mais para as famílias, além de garantir a preservação recompondo a mata ciliar e auxiliando o o tratamento das margens do córrego Piracatu. A Prefeitura aguarda apenas a liberação do Estado para iniciar a obra.

– Escola Técnica: A Prefeitura conquistou a primeira ETEC do município. O terreno já recebeu a terraplenagem e aguarda apenas a liberação do governo do Estado para iniciar a construção do prédio.

– Programa Família no Bairro: A Prefeitura vai revitalizar as praças da cidade, seguindo o modelo bem sucedido que foi realizado na praça do Milênio, com cercado, academia ao ar livre e autorização para que um ambulante possa trabalhar no local. Até o final do ano, as praças nos bairros do Guacuri, Ana Luíza, Monte Serrat, Pacaembu e Quilombo receberão a melhoria. A ação já foi iniciada!

– Construção do muro no córrego Piracatu: Com duas novas aduelas, muretas de 60 cm e pontes, iguais do Jardim Samambaia, a obra vai melhorar a vazão do volume de água em situação de chuva forte e garantir mais segurança para o bairro.

– Desassoreamento do Rio Jundiaí: Aproveitando o período de estiagem, a Prefeitura continua o trabalho constante de combate a enchentes no município. Desde a semana passada há máquinas realizando limpeza e desassoreamento do rio Jundiaí, justamente para garantir a segurança.

– Reforma de Quadras: A Prefeitura continua reformando quadras em vários bairros. A quadra do Guacuri foi revitalizada e reformada e o trabalho na quadra da Mina segue em andamento. O ginásio Adolpho Barbi, no Rio das Pedras, também vai receber uma reforma completa, com melhorias na quadra, aparelhos de ginástica e pista de caminhada.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.