Cajamar obteve avaliação positiva do coordenador geral da SECADI sobre ações contra a Dengue

Do Portal Diário Cajamarense, com informação da Prefeitura de Cajamar – redacao@diariocajamarense.net

Na primeira quinta-feira do mês, a Diretora de Educação de Cajamar, Jussara Possebon recebeu o Coordenador Geral da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) do Ministério de Educação e Cultura de Brasília, Edmilson Santos dos Santos para verificar quais ações estão sendo realizadas no combate a Dengue, Chikungunya e Zika, junto às escolas.

A coordenadora pedagógica, Karla Oliveira, explicou que a Vigilância em Saúde, tem realizado palestras com alunos e familiares e que os funcionários das escolas apresentam peças teatrais, elaboram cartazes explicativos, fazem leituras diversas, distribuem panfletos para orientação, tudo com a participação dos alunos, que também fiscalizam o entorno das escolas à procura de possíveis focos da Dengue.

O Coordenador da SECADI visitou as EMEB(s) Veneranda de Freitas Pinto, Ester Catarine Lozano e Emerson Cruz Machado, ocasião em que pode conversar com os estudantes e perceber o envolvimento, conhecimento e comprometimento nas ações de combate ao Aedes Aegypti. Outro ponto observado pelo coordenador foi a compreensão dos alunos após leitura de material, reproduzida em desenhos e cartazes.
Concluindo o trabalho, o Coordenador foi recebido pela prefeita Paula Ribas juntamente com a Diretora de Educação, Jussara Possebon, a Coordenadora Pedagógica Karla Oliveira, o enfermeiro Marcos Bigardi e o Coordenador de Ações sobre Dengue, Antônio Carlos, ambos da Vigilância em Saúde, para conversar sobre as ações que Cajamar realiza dentro das escolas para orientar os alunos e multiplicar o aprendizado junto aos familiares.

“Cajamar está cumprindo de forma efetiva sua responsabilidade em relação aos esforços para eliminação do mosquito, visto que vem envolvendo de forma permanente toda comunidade escolar, tendo em especial muitas ações que estão incluindo a participação dos estudantes e alunos. Volto para Brasília com muitas informações positivas para realizar meu relatório, que será compartilhado juntamente com outros coordenadores que visitaram outros municípios”, avaliou Edmilson.

Segundo a Diretoria de Educação as escolas já mantêm em seu calendário anual de atividades com os alunos relacionadas ao combate do mosquito.

A visita fez parte da retomada da Mobilização nas escolas, pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), frente a problemática da dengue realizada em 223 municípios em todo o território nacional, escolhidos em razão do grande número de casos de doença no ano de 2015.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.