Devido à grande procura pelo exame, Prefeitura realizará mais um dia de atendimento

Da Redação eCAJAMAR, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A 1ª Campanha de Mamografia realizada pela Prefeitura de Cajamar, por meio da Diretoria de Saúde e em parceria com a Fenaesc, foi um sucesso e conseguiu beneficiar 235 mulheres nos três dias de atendimentos gratuitos, sem precisar de agendamento ou encaminhamento médico.

Na segunda-feira (28), primeiro dia da campanha, o Consultório Móvel com mamógrafo funcionou na Unidade de Saúde da Família de Cajamar-Centro. A moradora da Vila Progresso, Pedrina Inocêncio foi uma das primeiras pacientes atendidas. “Achei ótimo poder fazer o exame perto de casa”, afirmou.

Na terça-feira (29), as pacientes realizaram a mamografia na UBS de Jordanésia. “O exame é muito importante pra nós mulheres, então ter este tipo de ação na cidade me deixa muito satisfeita, já que é um exame demorado e nem sempre temos dinheiro para realizar ele mais rapidamente. Estou sendo bem atendida e os profissionais são atenciosos.”, contou Celi Oliveira dos Santos, moradora Condomínio Penteado.

“Só de não ter que passar por todo o transtorno de marcar consulta e esperar semanas e até meses para realizar o exame já me deixa muito satisfeita. Estou feliz pelo atendimento que está sendo oferecido”, disse Jesuína Maria de Jesus, moradora do Jd. Maria Luiza.

A moradora Maria de Fátima Rodrigues da Silva, da Vila das Américas, elogiou a qualidade do Consultório Móvel. “Os equipamentos são novos e se parecem muito com um hospital. Sem falar que o atendimento está de parabéns. É muito legal ver esse tipo de exame sendo disponibilizado dessa maneira”, afirmou.

Hospital Municipal de Cajamar

Na quarta-feira (30), a Campanha de Mamografia aconteceu no Hospital Regional, local mais procurado para a realização de exames, e por este motivo a Prefeitura de Cajamar vai promover mais um dia atendimento em nova data a ser divulgada.

“Minha mãe acabou de realizar o exame, ela disse que as profissionais são muito educadas, nós fomos avisadas do mutirão pelo pessoal da UBS do Polvilho, é muito bom não ter que esperar o agendamento. Eu voltarei ainda hoje, mas a noite, para fazer o meu. Adorei a rapidez”, disse a moradora do Polvilho, Patrícia Alves da Silva.

Os resultados das Mamografias com o laudo do médico serão entregues em até 20 dias. As pacientes que tiverem exames com qualquer alteração serão encaminhadas para consulta e avaliação médica e caso necessário para tratamento especializado no Hospital Pérola Byington, Centro de Referência da Saúde da Mulher.

As pacientes com o pedido médico podem agendar a Mamografia na UBS do Polvilho, onde os exames são realizados três vezes por semana (terças, quartas e quintas-feiras das 9 às 14hs), sendo 25 exames por dia. A unidade atende toda a demanda da rede municipal, inclusive do PSF (Programa Saúde da Família).

A Mamografia é recomendada para prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o exame radiológico detecta nódulos, cistos e microcalcificação.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.