Esta poderá ser a quinta maior regularização fundiária do Estado de São Paulo e a maior da história de Cajamar

Reportagem: Ricardo Rodrigues/eCAJAMARredação@ecajamar.com.br

A regularização de uma área de 420 mil metros quadrados poderá permitir que mais de 600 famílias possam viver em suas casas, com escritura e terreno reconhecido por órgãos oficiais. Uma ação que percorre há anos nos tribunais de Justiça poderá beneficiar os moradores do bairro São Benedito no Km 43 da Rodovia Anhanguera.

Esta poderá ser a quinta maior regularização fundiária do Estado de São Paulo e a maior da história de Cajamar. Centenas de moradores e uma família que contesta na Justiça serem proprietários da área percorrem um longo caminho a fim de regularizar o bairro.

Em entrevista a um jornal da região, Felipe Camargo Avila, que afirma ser um dos proprietários do terreno disse que a família optou pela doação da área após muitos funcionários, que trabalhavam na Fazenda Velha, permanecerem no local. “O terreno era do meu bisavô e na década de 1960 muitas pessoas trabalhavam para ele. Com o passar do tempo e o fim dos negócios, a família optou por doar os lotes para que o local fosse urbanizado”.

Já os moradores do São Benedito, dizem desconhecer sobre os negócios e a titularidade da família como detentora da área. Em uma publicação em uma rede social a Associação Comunitária dos Moradores do Bairro São Benedito, alega que os moradores terão que pagar pelas escrituras e comprovar uma renda de três salários mínimos.

A documentação já está pronta entre os cartórios e órgãos municipais e estaduais. Segundo o jurista, desde 1997 a família atua no processo de transferência, mas apenas em 2011 conseguiram fazer a doação.

Moradores unidos

Moradores do bairro São Benedito compareceram em peso nas últimas sessões na Câmara dos Vereadores de Cajamar, reivindicando uma comissão a fim de fazer um levantamento da real situação e regularização Fundiária no bairro.

Outra questão levantada a pedido da população do São Benedito é como ficara a situação dos moradores dos KMs 41, 42, 43 e 44 da Rodovia Anhanguera.

Após o apelo dos moradores uma Comissão Especial de Inquérito foi aprovada no legislativo municipal. Os vereadores que farão parte da comissão são: Jaziel Alves de Souza (Jaziel), José Adriano da Conceição (Adriano Tica) e Raimundo Nonato Dantas de Oliveira (Raimundo do PT)

A situação de regularização do bairro já foi determinada por sentença judicial, transitada e julgada em ação civil pública em 2007.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.