- publicidade -  

Facebook libera ferramenta de segurança em catástrofes no Brasil, em SP

Do Portal eCAJAMAR, com informações do site TechTudo

- publicidade -  

Reportagem: Melissa Cruz/Redação

O Facebook ativou o Safety Check pela primeira vez no Brasil para o Estado de São Paulo por causa das fortes chuvas que vem provocando alagamentos na região. A ferramenta funciona como um alerta de desastres e permite ao usuário informar aos amigos e contatos da rede social de que você está em segurança e abrigado em casos de emergência ou enxurradas como vem acontecendo no Sudeste.

As três principais funções do serviço permitem as seguintes tarefas: avisar que está tudo bem com você, conferir quem são as outras pessoas que você conhece que estão na área do desastre e marcar seus amigos caso eles também estejam bem e você tenha informações reais para incluir no relatório.

A URL do Safety Check para SP é exclusiva para a ocasião atual, neste mês de março. (facebook.com/safetycheck/saopaulobrazil-flood-mar11-2016). Quem está no estado de São Paulo verá notificações no Facebook para desktop e nos aplicativos móveis para iOS (iPhone) e Android.

“O Safety Check foi ativado, nesta sexta-feira (11), depois que chuvas torrenciais atingiram várias partes do Estado de São Paulo e causaram alagamentos. O recurso permite que as pessoas nas áreas afetadas informem, por meio da plataforma, estar em segurança”, explicou um porta-voz do Facebook.

As cidades em que o recurso foi ativado são nove: Atibaia, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itatiba, Itapevi e Mairiporã.

Como o Facebook sabe que eu estou em uma área de desastre?

Para determinar se o usuário está em uma área afetada, o Facebook verifica alguns fatores, incluindo:

1) A cidade que está no seu perfil;

2) Se você permitiu que o Facebook acessasse a localização atual do seu telefone ou tablet;

3) Outros sinais que podem apontar a sua localização (a cidade em que você usa a Internet);

Assim que a rede social descobre que você está em uma área afetada, no caso São Paulo, envia uma notificação perguntando se está tudo bem. Caso não queira compartilhar com seus amigos que você está em uma área de desastre, poderá clicar em “Não estou na área”. Vale notar que apenas os seus amigos verão o seu status de segurança e os comentários compartilhados por você no Safety Check.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.