Servidores estarão nas ruas neste sábado (27) no mutirão de combate ao Aedes aegypti

Neste sábado, dia 27, a Prefeitura de Cajamar realiza um grande mutirão contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Mais de 100 servidores, envolvendo agentes de Saúde, da Defesa Civil, Guarda Municipal, Serviços Públicos, entre outros órgãos, estarão nas ruas para uma ação educativa e de conscientização dos moradores.

A Prefeitura realizou uma reunião com os diretores municipais na quinta-feira (25), quando foi determinado o empenho e a contribuição de todos para conter a doença, que no ano passado colocou Cajamar entre as cidades do Estado com maior índice de infestação, registrando um total de 3.460 notificações de suspeitas e 346 casos positivos de dengue.

É fundamental que todos os munícipes sejam parceiros para que as ações se tornem eficazes. Cuidar do quintal e não deixar que os recipientes acumulem água parada são as dicas para evitar criadouros do mosquito.

Durante o mutirão, as equipes vão orientar os moradores e vistoriar os imóveis com objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito. Em todos os sábados dos meses de março e abril haverá ações nos bairros.

A Prefeitura deve efetivar a contratação de novos agentes de saúde como reforço ao trabalho de prevenção que é realizado, diariamente, em Cajamar. Os agentes do PSF (Programa Saúde da Família) também farão vistorias e orientação sobre dengue.

A Diretoria de Educação também deverá mobilizar estudantes e professores na luta contra a dengue, assim como todas as diretorias municipais estarão desenvolvendo outras ações junto à comunidade. Também está previsto mutirão de “faxina” nas repartições municipais com limpeza de calhas, caixas d’água, calçadas.

Como prevenir:

– Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;

– Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo; o lixo deve estar sempre bem fechado;

– Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas sem rachaduras, ou cobertas com tela;

– Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;

-Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;

– Cuidados especiais para as plantas que acumulam água.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.