Mobilização será neste sábado, dia 27. Objetivo é intensificar o combate ao Aedes aegypti
A Prefeitura de Cajamar realizará neste sábado, dia 27, um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus, para orientação dos moradores, envolvendo os servidores da Saúde, Defesa Civil, Guarda Municipal, Fiscalização, Diretoria de Serviços Públicos, entre outros órgãos.

De acordo com a Diretoria de Saúde, o mutirão terá como ponto de partida o limite entre Cajamar e outros municípios, numa ação de “fora para dentro”, atingindo os bairros da cidade. Após a passagem das equipes nas casas, os grupos se encontrarão no Ginásio do Polvilho para avaliar o trabalho.
O objetivo da campanha é intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mobilizando vários segmentos da sociedade, uma vez que é preciso o apoio de todos para eliminar os criadouros do mosquito.

No dia 19 de março, a Prefeitura deve realizar outra mobilização envolvendo as diversas equipes. Vale lembrar que, diariamente, os agentes de saúde já realizam trabalho preventivo de rotina, como o programa casa a casa, para vistoria de imóveis e orientação das famílias, além de bloqueios em áreas com suspeita de casos da doença.

A população deve estar atenta aos sintomas da dengue, assim como da chikungunya e do zika vírus, que são parecidos: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e mal-estar. Porém, no caso da febre chikungunya, as dores nas articulações podem durar mais de seis meses. Já o zika vírus está associado aos casos de microcefalia nas gestantes com maior risco de má formação até o 3º mês de gravidez.

Como prevenir:

– Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;

– Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo; o lixo deve estar sempre bem fechado;

– Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas sem rachaduras, ou cobertas com tela;

– Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;

-Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;

– Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge

Veja mais fotos: 


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.