Número de eleitores que fizeram cadastro biométrico é considerado baixo

Reportagem: Leonardo Deruiche/JORNAL DESTAQUE REGIONAL

- publicidade -  

Esse ano irá acontecer as eleições municipais, na qual serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil e Cajamar está na lista dos municípios que está realizando o cadastramento biométrico dos eleitores. Entretanto, o número de eleitores cadastrados na cidade é considerado baixo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O cadastramento biométrico teve início no município em agosto de ano passado até a data de hoje foram realizados pouco mais de 4.800 atendimentos dos 55.173 eleitores que precisam passar pelo cadastramento biométrico no município.

Segundo o chefe da unidade, André de Moraes Doelitzsc, em 2015 foram liberados 64 horários por dia para atendimento, porém o índice de eleitores que não compareceram no atendimento foi superior a 50%.

Nesse início de ano o índice de falta teve uma queda e o Cartório Eleitoral de Cajamar aumentou a capacidade de atendimento e foram disponibilizadas 96 vagas por dia. Hoje a média de atendimento que era de 50 pessoas por dia em 2015, passou para 110 atendimentos por dia.

“Estou trabalhando para aumentar a capacidade de atendimento que deve chegar em 150 atendimentos por dia no final de fevereiro”. Afirmou a chefe da unidade, André de Moraes Doelitzsc.

O cadastramento biométrico será feito até maio, porém o atendimento será realizado por agendamento por enquanto até o final de março. De 1 de abril até 04 de maio ainda está sendo estudado pelo TRE-SP se o atendimento será feito por agendamento ou comparecendo diretamente ao cartório.

Lembrando que o cadastramento não é obrigatório para essas eleições de 2016 e os eleitores que não conseguirem cadastrar este ano, poderão cadastrar após as eleições de outubro.

Porém para as eleições de 2018 o cadastramento será obrigatório, e o eleitor que não realizar o cadastramento terá seu título cancelado e poderá enfrentar uma incansável fila de espera.

Como se cadastrar
Para o cadastro alguns pontos são exigidos antes de comparecer no cartório eleitoral. É necessário estar com horário agendado pelo www.tre-sp.jus.br, após agendamento o eleitor deve comparecer à central do cartório eleitoral, com um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor atual e um comprovante de residência. Com informações do Jornal Destaque Regional.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.