Hoje falaremos um pouco sobre a intolerância à Lactose: sintomas, dúvidas sobre alimentos sem Lactose – mitos e verdades.

Identificando

grafico_intolerancia

 

Alimentos sem Lactose

Para os intolerantes à proteína do leite, a única saída é recorrer aos alimentos sem lactose. No entanto, nem todo produto lácteo provoca a intolerância. Existem diversas variedades de queijos e leites, por exemplo, que podem ser consumidos por pessoas cujo organismo não aceita a substância.

São diversas as dúvidas quanto aos alimentos que podem ou não ser consumidos pelos intolerantes. Pode comer produto com baixa lactose? E o leite de coco e de cabra? Existe alguma doença que se desenvolve para quem não consome lactose? Descubra alguns mitos e verdades sobre alimentação livre de lactose.

Emagreça-tomando-leite-e-aumente-a-sua-massa-magra2Cerca de 70% dos brasileiros possuem algum tipo de intolerância aos produtos derivados do leite e esse número tem crescido a cada dia. A oferta por produtos SEM LACTOSE aumentou nos últimos anos. A maioria dos intolerantes apresentam uma manifestação tardia, sendo que apenas 10% a 15% sofrem com sintomas mais graves.
Os alimentos sem lactose, no entanto, são para todos. Intolerantes ou pessoas que não apresentam o problema podem consumir os produtos livres de proteína do leite. Por isso, é importante conhecer algumas curiosidades sobre eles.

Mitos e Verdades

VERDADE: Nem todo alimento lácteo tem lactose.

Os alimentos à base de leite podem ser produzidos sem lactose, através de processos que retiram a proteína do leite. No entanto, todos os leites de origem animal possuem a lactose em sua composição, inclusive o materno. É na fabricação industrial que o composto é removido. Verifique sempre os rótulos.

VERDADE: Leite de coco está liberado

Por não ser originário de animais, o leite de coco é seguro para os intolerantes. Da mesma forma, outros leites de origem vegetal podem ser consumidos, como o de arroz e o de soja.

MITO: Lactose não causa alergia respiratória infantil

Alergia a lactose não existe. Os alimentos sem lactose garantem que não haja intolerância ou reações alérgicas por serem livres da proteína do leite, a verdadeira causadora da alergia. Apesar de relacionadas, a lactose e a proteína são substâncias diferentes.

MITO: Iogurtes com baixo teor de lactose são recomendáveis para intolerantes

Nos iogurtes com redução de lactose, o nível da substância continua sendo perigoso para quem é intolerante. O ideal é conhecer bem as quantidades adequadas para cada organismo e dar preferência aos produtos zero lactose. Se tiver intolerância, escolha o iogurte à base de soja.

MITO: Nenhum alimento lácteo pode ser consumido por quem tem intolerância

Cada pessoa possui um nível de intolerância diferente. Por isso, apenas o médico pode determinar a quantidade de proteína do leite que é possível ingerir em cada caso. Como os sintomas variam entre os intolerantes, uma parte deles pode consumir alimentos lácteos com baixo teor de lactose, como queijos, manteiga e iogurtes.

Dieta sem Lactose pode exigir suplementação

Uma pesquisa da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriu que o cálcio é fundamental para manutenção do peso e controle da pressão arterial. No entanto, os alimentos sem lactose não estão livres apenas desta substância, mas também do cálcio.

Por isso, muitas pessoas com intolerância à proteína do leite precisam adequar sua com a suplementação de cálcio. Iogurtes e leites de soja costumam ser a opção mais adequada, mas também existem outros alimentos sem lactose, de origem vegetal, que podem ajudar, como brócolis e espinafre.

E aí, curtiu as dicas sobre os alimentos sem lactose? Compartilhe!

fonte: http://saude.terra.com.br/nutricao/alimentos-sem-lactose-conheca-os-mitos-e-verdades,3c17f0ac971c281e3dcb701609e199ddi1xbte9w.html

 

Deixe seu curtir em nossa página do Facebook

[wpdevart_like_box profile_id=”DiarioCajamarense” connections=”show” width=”300″ height=”214″ header=”big” cover_photo=”show” locale=”pt_BR”]


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.