A prefeitura de Cajamar, por meio da Diretoria de Saúde, informa as principais alterações no calendário de vacinações de crianças até 6 anos. A hepatite B, que não era aplicada em todas as idades passa a ter demanda livre (para todos), começando com o recém-nascido.

Ao completar 6 meses a criança recebia a vacina pólio oral (VOP), conhecida como “gotinha”, que passou para injetável (vacina inativada poliomielite – VIP). A técnica de enfermagem da UBS do Polvilho, Geni Franciscon, explica que segundo estudos, está forma apresenta maior eficácia. Nesta mesma fase havia a imunização contra pneumonia (Pneumo 10), que foi retirada e incluída aos 12 meses, tendo suas doses diminuídas de três para duas.

No primeiro ano de vida a criança deixa de receber a vacina contra Hepatite A, que passa para 15 meses. A Pneumo 10 entrou no calendário de um ano.
As meninas entre 9 e 14 anos contempladas com a imunização contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) receberão duas e não mais três doses, com intervalo de tempo de 6 meses, entre cada aplicação.

Outra alteração importante ocorreu em crianças de 5 anos. As vacinas destinadas à este público (DTP – difteria, coqueluche e tétano), febre amarela e pólio oral deverão ser aplicadas mais cedo, aos quatro anos, em virtude de maior incidência destas doenças na faixa etária. Já a vacina contra influenza (gripe) passa a ser aplicada em crianças a partir de seis meses.

Geni ressalta também a importância da DTP Acelular, contra coqueluche e difteria para gestantes com 27 semanas completas. “Esta vacina não existia na Rede Pública, porém a partir do final de 2015, já foram disponibilizadas pelo SUS”, conclui.

O Ministério da Saúde informou que as mudanças são periódicas em função de vários acontecimentos, como por exemplo, o resultado de pesquisas sobre uma determinada doença.

As Unidades Básicas já possuem o novo calendário de vacinação, sendo necessária a apresentação da carteirinha de vacinação para atualização.
Para mais informações procure a UBS ou USF mais próxima de sua residência.


Deixe seu curtir em nossa página do Facebook

[wpdevart_like_box profile_id=”DiarioCajamarense” connections=”show” width=”300″ height=”214″ header=”big” cover_photo=”show” locale=”pt_BR”]


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.