Está cansado de preparar sempre as mesmas coisas para seu filho comer na escola? Confira aqui sugestões diferentes e nutritivas que ele também vai gostar.

Quem é mãe ou pai sabe que agradar o paladar das crianças nem sempre é tarefa fácil. Na hora de montar a lancheira ou fazer um lanche em casa, isso fica ainda mais claro. Por mais que você queira inovar, acaba repetindo sempre os mesmos alimentos com medo de seu filho não aprovar outros.

Para acabar com esse drama, uma dica é aproveitar aquele tempinho que sobrou na semana para fazer uma receita caseira. Para aumentar o interesse dele pela comida, convide-o para cozinhar com você.

Colocar a mão na massa vai abrir o apetite dele e deixá-lo com vontade de experimentar novos sabores. Sem contar que é um motivo a mais para passar momentos divertidos em família… Para ajudar você, consultamos especialistas e selecionamos cinco receitas saudáveis, fáceis de fazer e bastante saborosas. Aproveite!

  • Bolo de laranja

Ingredientes
1 xícara de suco de laranja natural
3 gemas
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve

Preparo: Bata o suco de laranja com as gemas e o açúcar. Misture a farinha, o fermento e, por último, as claras em neve. Leve ao forno para assar em fôrma levemente untada com um pouco de óleo e polvilhada com farinha. Desligue quando o bolo dourar.

  • Bolo de chocolate

Ingredientes
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ½ xícara de água quente
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de achocolatado em pó

Preparo: Bata os líquidos na batedeira e inclua os farináceos. Unte uma fôrma e asse em forno pré-aquecido a 180° por 40 minutos.

  • Biscoito tipo cookie de aveia

Ingredientes
2 xícaras de farinha de aveia
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de água
¼ de xícara de óleo de canola
¾ de xícara de açúcar mascavo ou mel
Canela em pó a gosto
1 colher (sobremesa) de fermento químico
Raspas de limão ou de laranja

Preparo: Coloque a aveia em flocos na água por 20 minutos. Misture os demais ingredientes (com exceção do fermento). Sove bem a massa por no mínimo 10 minutos. Adicione o fermento e misture bem. Faça os biscoitos usando uma colher e leve para a fôrma untada. Asse até dourar.

  • Pão de queijo

Ingredientes
2 xícaras de batata cozida e amassada
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de polvilho doce
½ xícara de óleo de soja
½ xícara de água
2 ovos
1 xícara de queijo minas ralado
1 pacote (50g) de queijo parmesão ralado
5 colheres (sopa) de linhaça em pó
½ colher (sopa) de sal

Preparo: Misture todos os ingredientes e sove até deixar a massa bem homogênea. Faça bolinhas, coloque em forma untada e leve ao forno a temperatura entre 180°C e 200°C por 30 minutos ou até dourar.

  • Pão com geleia de damasco

Ingredientes do pão
1 copo de água fria
2 copos de água morna
½ copo de óleo
1 colher (sopa) de sal
1 copo de açúcar
60 g de fermento para pão
1 kg de trigo

Preparo: Misture o açúcar com o fermento e a água. Junte os outros ingredientes (o sal por último) e sove muito bem a massa. Se necessário, acrescente mais trigo. Enrole os pães e deixe crescer por mais ou menos 1 hora ou até dobrarem de volume. Asse em forno médio até ficarem dourados. Dica: quanto mais sovar a massa, mais o pão ficará macio.

Ingredientes da geleia
1 kg de damasco picado
250 g de açúcar cristal ou convencional

Preparo: Junte tudo em uma panela com fundo grosso e deixe cozinhar em fogo baixo até obter a consistência desejada.

Fontes: Sandra Chemin, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo; Ana Cristina Meyer, nutricionista; Carolina Ribeiro, nutricionista; Flávia Bulgarelli, nutricionista da Casa Movimento (SP); Flávia Ramos, nutricionista; Larissa Cohen, nutricionista do Espaço Stella Torreão (RJ); Helena Seibert, nutricionista; Ricardo Corrêa, chef do restaurante Wheat Organics (SP); Viviane Chaer Borger, nutricionista do Ganep-Nutrição Humana, do Hospital Beneficiência Portuguesa (SP).


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.