“Embora possa não ter as praias do Rio de Janeiro ou as vibrações musicais e rítmicas de Salvador, São Paulo vale bem pelo menos um par de dias do seu tempo quando visitar o Brasil.”
A maior cidade do Brasil por população e por tamanho tem uma tendência a ser negligenciada por turistas de todo o mundo. Embora possa não ter as praias do Rio de Janeiro ou as vibrações musicais e rítmicas de Salvador, São Paulo vale bem a pena pelo menos um par de dias do seu tempo quando você visitar o Brasil. Não só tem uma história de imigração de outras partes do mundo, como a Itália e o Japão, nos séculos XVIII e XIX, que continua até aos dias de hoje, como também tem uma série de museus e exposições culturais para visitar e aprender mais sobre a história da cidade e os seus habitantes.
No entanto, se você só tem quatro dias em São Paulo, mais do que uma escala, mas mais curto do que um verdadeiro férias, é um ótimo lugar para fugir se você quiser experimentar uma cidade grande e cosmopolita com um orçamento razoável. É fácil deslocar-se na metrópole devido ao seu sistema de metro acessível (1 dólar) ou ao seu sistema de autocarros, que cobre todos os principais bairros. Como já mencionei, São Paulo é provavelmente a cidade com a gastronomia mais diversificada do Brasil, com cozinhas de todo o mundo representadas. Embora eu seja originalmente de Nova York, eu classificaria a pizza em São Paulo no mesmo nível do meu estado natal e até mesmo no mesmo nível da pizza que comi na Itália. Se você tem um fim de semana prolongado, São Paulo é o lugar para ir tanto para a culinária quanto para a cultura.
Dia 1
Se você está voando lá da América do Norte ou Central para Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, provavelmente terá toda a manhã e tarde para se dirigir ao seu hotel na cidade, deixar as malas e fazer o check-in no seu quarto, se possível. É provável que esteja com bastante fome, mas não tão cansado que não possa aproveitar o seu primeiro dia em São Paulo. Para comer alguma coisa e ver algumas das frutas exóticas que o Brasil tem para oferecer, comece por visitar o Mercado Municipal (Mercado Municipal) no centro da cidade.
O Mercado Municipal é particularmente conhecido pelas suas enormes sanduíches de mortadela e queijo, que podem ser tão grandes como a cara de alguém. Juntamente com o ‘bolinho de bacalhau’ (croquetes de bacalhau), vai estar no céu depois do longo voo. Acompanhe tudo isto com uma cerveja bem gelada num copo pequeno (chopp) ou um sumo acabado de fazer e sentir-se-á pronto para o resto do seu primeiro dia. Pessoalmente, recomendo que vá ao Bar do Mane, que fica no piso inferior do enorme mercado. Pode demorar algum tempo a encontrá-lo, mas tem as melhores sandes, de acordo com os mexericos locais, e o serviço foi bastante rápido.
Dependendo de onde estiver hospedado, não deve ser muito longa uma viagem de Uber ou de táxi até ao famoso Museu do Futebol, aberto de terça a domingo, com horário de visita até às 18 horas de cada dia. Os ingressos custam cerca de US$ 4 e é talvez o museu mais legal da cidade. Localizado no bairro nobre do Pacaembu, dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, Este museu único irá dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre a história do jogo bonito no Brasil. Desde as origens do futebol no Brasil, passando por destaques históricos de lendas brasileiras como Pelé e Ronaldinho, até à exibição de camisolas autografadas de Marta, a melhor jogadora de futebol do Brasil, o museu é um manancial de conhecimentos e informações sobre futebol. Como se isso não bastasse, também aprenderá alguns ditados portugueses para as regras e regulamentos do futebol.
O museu é fácil de percorrer e só precisa de cerca de duas a três horas para terminar uma grande tarde. A maior parte da exposição do museu está em inglês, mas poderá ter de contar com o seu guia áudio para ouvir em inglês ou noutra língua a descrição do que está a ver. Para terminar uma visita fantástica, poderá ver as vistas das bancadas do estádio de futebol onde o museu está instalado. Num dia claro, você pode ver um pouco do horizonte de São Paulo e também ver alguns preparativos sendo feitos se houver uma partida acontecendo mais tarde naquela noite, já que o estádio ainda está sendo usado para jogos de clubes de vez em quando.
Agora, a sua boca deve ter ficado com água na boca por eu ter escrito sobre a Pizza em São Paulo, então eu vou dar-lhe alguns bons conselhos sobre onde ir para algumas das melhores pizzas da cidade. Não é muito longe do museu do futebol, então você pode ir direto para lá ou talvez relaxar no seu hotel em Pinheiros, Jardins ou Villa Olimpia por cerca de uma hora para dormir a sesta, tomar um duche e preparar-se para a noite.
Agora, há uma série de locais diferentes, mas Braz Pizzaria não é de todo uma cadeia típica. Recomendo-lhe a localização em Higienópolis já que fica a uma curta distância do Pacaembu, onde fica o museu, ou perto do metrô, se você não precisar voltar para o seu hotel antes. Com um ambiente agradável, serviço simpático, e a sensação que você só tem quando está numa pizzaria legítima, o Braz é um ótimo lugar para boas porções e pizza deliciosa.
Para além da Pizza, recomendo o pão de pepperoni para começar, uma garrafa de vinho (mesmo que esteja a jantar sozinho), e a pizza Caprese é uma boa escolha para o prato principal. As pizzas são servidas em tamanho pequeno ou grande e se está habituado a comer com as mãos no seu país, no Brasil, isso é um pouco tabu! As fatias de pizza são servidas ao cliente pelo empregado e você é encorajado educadamente a usar um garfo e uma faca para cortar e comer a pizza. Como nova-iorquino, que se orgulha das minhas habilidades de dobrar e usar as mãos para cortar fatias de pizza, isso foi um pouco chocante, mas, como se diz, é um improviso, “Quando estiver em São Paulo, faça como os paulistanos!”
O seu primeiro dia em São Paulo foi um enorme sucesso e talvez queira sair à noite. Em vez disso, recomendo que poupe a sua energia para amanhã. Pague a sua conta da pizza, volte para o hotel e descanse. Os seus próximos dias serão ocupados mas agradáveis e não se preocupe, vai beber uma caipirinha em breve, prometo-lhe.
Dia #2
Acordou depois de ter descansado bem e de ter tido uma noite de sono completa. Está pronto para aproveitar o seu segundo dia em São Paulo. Primeiro, vamos tomar um bom café da manhã na minha padaria favorita em São Paulo: a Padaria Boulevard (Bakery Boulevard), que fica perto da estação de metro Higienopolis e tem uma grande seleção de bolos, pastelaria, ovos, salsichas, bem como uma grande variedade de sumos para escolher, incluindo açaí, o meu favorito de todos eles. Recomendo muito que compre um bom sanduíche ou um hambúrguer também se for no final da manhã ou no início da tarde.
Se, em vez disso, quiser ficar perto de Avenida Paulista (Avenida Paulista), que fica mais próxima do centro da cidade, uma ótima opção de backup para o café da manhã é o Padaria Bella Paulista, que é um lugar muito maior, tem uma seleção enorme, e tem uma opção de café da manhã / brunch ilimitado por cerca de 45-50 reais. Além disso, fica perto do metrô e é ótimo se você tiver um grande grupo de amigos ou familiares com você na sua viagem. Se estiver a viajar sozinho, acho que a Padaria Boulevard é uma boa opção para escolher.
Agora que você tem uma barriga cheia, caminhe até a famosa Avenida Paulista para gastar algumas dessas calorias. Esta famosa avenida é conhecida em todo o mundo e é o centro financeiro do Brasil. Mais comparável à Times Square, em Nova Iorque, ou à Istikal Caddesi, em Istambul, a Avenida Paulista tem inúmeras lojas, restaurantes e museus para o ajudar a aguentar algumas horas. I recomendo parar num bar de sumos se tiver sede, mas a caminhada de 2,5 quilómetros de ponta a ponta é uma óptima forma de se habituar à azáfama da capital paulista.
Algumas das melhores vistas de São Paulo são do Mirante, no topo do SESC Paulista não muito longe da estação de metro Brigadeiro. Se for no início da tarde, o mirante estará menos lotado, mas a vista de toda a megalópole ao pôr do sol é de tirar o fôlego e vale a pena experimentar. Se puder, também pode tomar um café e fazer um lanche lá depois de tirar fotos e ver a vista maravilhosa.
Continuando com o tema deste dia de Paulistano must-sees, há alguns grandes museus na avenida, tais como Casa do JapãoUm centro cultural com diferentes exposições sobre arquitetura, cultura e história japonesas; esta atração é uma óptima maneira de passar algum tempo. Também pode visitar a livraria com livros sobre culinária e cultura japonesas. Não se esqueça de beber um pouco de chá Matcha no café e comer também um bolo Matcha, que é delicioso. A apenas alguns quarteirões da avenida fica o Museu de Arte de São Paulo ou MASP, que possui uma renomada coleção de retratos, pinturas e arte impressionista de todo o mundo.
Embora este museu não esteja na mesma liga que o Louvre francês ou o Museu Britânico, a coleção é formidável, o ambiente é bastante agradável, e pode definitivamente passar pelo menos duas horas aqui a apreciar a arte. Outra joia escondida de um museu que pode substituir o MASP é o Pinacoteca O museu da Pinacoteca fica bem próximo ao coração da cidade, e perto da estação de metrô Luz. Se procura aprender mais sobre arte e cultura brasileiras, a Pinacoteca tem a melhor coleção de toda a cidade. Também pode lá passar algumas horas sem qualquer problema.
Com o sol começando a se pôr, é hora de relaxar um pouco enquanto ainda aproveita o início da noite. É hora de você, caro viajante, tomar uma boa caipirinha e apreciar alguns dos famosos murais de rua de São Paulo. Os Beco do Batman (Beco do Batman) é uma área muito legal no bairro da Vila Madalena, onde artistas de rua locais criam murais de arte urbana do tamanho de prédios incríveis, refletindo sobre eventos atuais, política, esportes e até mesmo histórias em quadrinhos. Passear por essas ruas com uma caipirinha na mão ou até mesmo num bar ao ar livre com espreguiçadeiras é uma boa maneira de relaxar o seu dia depois de muito passear.
Antes de regressar ao seu alojamento, é hora de jantar. Depois de um grande pequeno-almoço, vamos manter as coisas leves, mas vou sugerir-lhe o Z Delicatessen a poucos quarteirões de distância dos murais de rua. Devido à sua existência tanto ao gosto eclético dos hipsters pela comida judaica quanto à história da imigração da cidade, com a comunidade judaica de São Paulo entre as maiores de todo o Brasil e da América do Sul, as batatas fritas de pastrami desta delicatessen são requintadas, e os sanduíches da delicatessen valem bem o preço do menu. Eu recomendaria pegar um Uber ou um táxi de volta para terminar a noite, porque você ganhou depois de andar um número de quilómetros ao longo do seu segundo dia.
Dia #3
Espero que tenha conseguido ter uma boa noite de descanso depois de um longo Dia 2 em Sampa. Eu vou pegar leve com você no Dia 3 e você também vai comer bem. Vamos começar o dia indo para o bairro japonês de Liberdade, meu bairro favorito em toda São Paulo. Há um excelente mercado de comida ao ar livre, bem como uma feira de artesanato que acontece todos os sábados, por isso, se você puder vir aqui no dia 3 e for um sábado, vá para a Liberdade. Você pode desfrutar de diferentes comidas como Yakisoba (macarrão frito), Nikuman (pãezinhos de porco cozidos no vapor), ou alguns pastéis fritos de uma das muitas barracas de comida.
Este bairro fervilha ao fim de semana e é muito divertido passear, talvez comprar uma lembrança, ou mesmo tirar algumas fotografias. Os vendedores são simpáticos e não demasiado insistentes. Também vai gostar de ir a algumas das mercearias japonesas ou asiáticas para ver alguns dos produtos importados e alimentos à venda. A Liberdade tem a sua própria paragem de metro na linha azul e não fica muito longe do centro da cidade.
Depois de ter tomado o seu pequeno-almoço e talvez ter comprado um presente para a sua cara-metade, está na hora de passar algumas horas no maior parque de São Paulo: Parque Ibirapuera. Com vistas deslumbrantes, áreas de piquenique agradáveis e alguns museus, o Ibirapuera é um oásis de calma numa cidade agitada. Embora não seja muito acessível de metro, uma rápida viagem de uber ou táxi a partir da Liberdade faz com que seja uma viagem bastante razoável em termos de preço.
Eu iria passear, tirar algumas fotos, talvez ver o Museu Afro Brasil ou o Planetário do Ibirapuera. Não tem como errar ao comprar uma água de coco de um simpático vendedor e fazer um pouco de exercício caminhando pelo enorme parque. Se tiver uma bola de futebol consigo, dê-lhe um pontapé. Também recomendo que traga uma toalha ou uma manta, se tiver uma, e que apanhe um pouco de sol enquanto pensa na sua próxima paragem. Pessoalmente, gosto de ir a um ritmo calmo quando viajo durante quatro dias, por isso é bom ter um dia no parque em que não esteja com pressa. Um parque é também um ótimo lugar para conhecer alguns habitantes locais, participar num jogo de futebol ou até mesmo ler um pouco.
Agora que já abriu o apetite para o jantar e é sábado à noite, sabe a sorte que tem? Espero que esteja pronto porque está na altura da Feijoada. A comida nacional brasileira é de dar água na boca, deliciosa e muito saborosa. Sinto muita falta dela agora que estou longe do Brasil. É preparado em todo o mundo lusófono, mas os brasileiros esmeram-se na sua preparação. É principalmente um guisado de feijão preto com carne de vaca e de porco, mas também se adiciona arroz, couve frita (couve), juntamente com alguns plátanos doces (bananas).
Para limpar o seu paladar, o restaurante também lhe oferece algumas rodelas de laranja para ajudar na digestão. É um prato fantástico e eu, pessoalmente, gosto da Restaurante Star City em Santa Cecília, que serve feijoada e outros pratos da região de Minas Gerais desde 1953. Há dezenas de opções para escolher para comer feijoada num fim de semana em São Paulo, então depende de quão longe ou perto você quer ir. Recomendo que a faça antes de sair de São Paulo ou mesmo do Brasil em geral. Posso dizer com certeza que você não conheceu o Brasil até comer feijoada uma ou até duas vezes se você for um grande comedor como eu.
Antes de encerrarmos o Dia 3, quero mencionar uma opção coringa antes de você voltar para o hotel. Se estiver de visita durante a época, considere a possibilidade de assistir a um jogo de futebol brasileiro, uma vez que São Paulo acolhe três equipas que competem na liga nacional. Quer seja Corinthians, São Paulo FC ou Palmeiras, não tem como errar ao comprar um bilhete para si, para ver um ambiente fantástico e ver alguns jogadores de futebol fantásticos a mostrarem as suas capacidades. No entanto, se tiver comido demasiada feijoada, talvez seja melhor assistir a um jogo nessa noite num bar local onde possa beber outra caipirinha ou uma garrafa de cerveja gelada. Saúde! (Saúde!)
Dia 4
A sua viagem a São Paulo chega hoje ao fim, mas ainda pode aproveitar ao máximo as suas 12 horas na cidade antes de o seu voo partir a meio da tarde ou à noite. Recomendo que visite um dos melhores cafés da cidade: Coffee Lab, que obtém o seu café de todo o Brasil e cujas pastelarias e sobremesas são também fenomenais. Quer seja fã de café coado ou de um Frappuccino bem gelado, o Coffee Lab tem alguns dos melhores cafés e pode até levar algum para casa, pois eles vendem os grãos de café em sacos onde pode ver tanto o aroma realçado do café em si, como o local do Brasil de onde vieram os grãos de café.
Se ainda estiver à procura de um museu de última hora, recomendo o Museu da Imigração Japonesa, que também fica na Liberdade e leva apenas cerca de duas horas para ser percorrido e é altamente educativo. Continuando com as opções de museus sobre imigração, embora nunca tenha lá ido, ouvi falar bem do o Museu da Imigração do Estado de São Paulo para ter uma visão completa da história da imigração na cidade e no estado. Milhões de imigrantes fizeram de São Paulo seu lar e o museu faz um bom trabalho ao destacar todos os diferentes grupos que vieram para cá e por quais motivos.
Agora, antes de ir para Guarulhos, se ainda estiver com fome e preferir uma refeição completa do que a praça de alimentação do aeroporto ou a comida do avião mais tarde, recomendo seriamente pegar um táxi para uma visita à churrascaria no final da tarde. Carnes ilimitadas, um bar aberto de saladas e massas, e ofertas de sobremesas, o que há para não gostar? Semelhante aos locais de feijoada no Brasil, as churrascarias podem ser encontradas em toda São Paulo, mas eu definitivamente vou recomendar Angélica Grill em Higienópolis, que fica aberto não só à noite, mas também à tarde, o que é perfeito antes de embarcar no seu vôo. Não tenha medo dos corações de galinha, escolha a picanha, e lembre-se de não exagerar no buffet de saladas e será um ótimo final para quatro dias incríveis em São Paulo!
Lembre-se de seguir essas recomendações como achar melhor, mas muitos desses lugares são aqueles que eu passei a gostar durante o meu tempo em São Paulo. Espero que a sua visita lhe traga muito prazer e alegria como turista e viajante. Boa sorte! (Boa sorte!) e Aproveite! (Desfrute!)